Início Política Prefeitura de São Luís promove ação de saúde voltada para as famílias...

Prefeitura de São Luís promove ação de saúde voltada para as famílias de áreas impactadas pelas fortes chuvas

362
0

Prefeitura de São Luís promove ação de saúde voltada para as famílias de áreas impactadas pelas fortes chuvas
Entre os locais que recebem as equipes da Secretaria Municipal de Saúde está o bairro Salina do Sacavém; ação é parte dos serviços que a gestão do prefeito Edivaldo tem levado a áreas da capital mapeadas como de risco em decorrência das chuvas acima da média

Comunidade da Salina do Sacavém recebe assitência médica da Prefeitura de São Luís
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu prosseguimento às ações realizadas em área de risco da capital e promoveu, na manhã deste sábado (6), no bairro Salina do Sacavém, assistência médica às famílias desabrigadas em virtude das chuvas na cidade. No total, foram atendidas aproximadamente 100 pessoas que receberam serviços de avaliação médica e comprovantes de encaminhamento para exames laboratoriais. A iniciativa é parte do pacote de serviços que o prefeito Edivaldo Holanda Junior tem levado às comunidades que mais sofrem com as consequências das chuvas na capital.

O trabalho de assistência médica integra o programa de Ações Comunitárias da Semus e neste sábado (6), contou com o apoio da Associação das Donas de Casa da Salina do Sacavém. O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, ressalta que o apoio aos desabrigados com as chuvas faz parte de um trabalho constante da gestão do prefeito Edivaldo. “Desde as primeiras chuvas, a Secretaria Municipal de Saúde deu toda a assistência, em parceria com outras pastas, aos desabrigados. Nosso trabalho é zelar pelo bem-estar destas pessoas e garantir o acesso, nos casos necessários, a medicamentos de uso essencial”, afirmou.

Além da verificação clínica, os assistidos também se submeteram à verificação da pressão arterial, realizaram testes de glicemia e receberam medicações. Profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) deram ainda orientações para evitar que os moradores adquiram doenças, como leptospirose por exemplo (doença bacteriana presente na urina de ratos).

ATENDIMENTOS

Esta foi a quarta ação da Prefeitura – via Semus – no bairro Salina do Sacavém nas últimas duas semanas. Nos trabalhos anteriores, outras famílias também foram auxiliadas clinicamente. Dados apontam que o índice pluviométrico do mês de março chegou perto dos 800 mm. Para este mês a previsão é de mais chuvas. Até a última sexta-feira (05) já choveu mais de 100mm.

A tendência, portanto, é que o mês de abril também registre alto índice pluviométrico, o que serve de alerta para autoridades da saúde. “A Semus vai manter o trabalho de apoio às comunidades mais necessitadas. Nossa rede fixa de assistência, como as unidades e centros de saúde, também estão à disposição das pessoas”, disse Lula Fylho.

Atualmente, de acordo com dados da Associação das Donas de Casa da Salina do Sacavém, 85 famílias estão desabrigadas no bairro. “Desde o início das chuvas, contamos com um apoio importante da Prefeitura, especialmente na área da saúde. Agradeço todo o esforço das autoridades”, disse a presidente da Associação das Donas de Casa da Salina, Telma Marques Arouche.

Segundo o responsável pelo setor das Ações Comunitárias da Semus (departamento ligado à assistência aos desabrigados na cidade), Júlio César Costa, outros bairros também serão contemplados. “Além da Salina, estenderemos este serviço para comunidades, em especial, da área Itaqui-Bacanga”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here